Skip to main content

A Análise de Impactos nos Negócio, também conhecida como BIA, é a principal metodologia para identificar o que é vital ou crítico para a continuidade do negócio considerando as principais atividades ou processos de negócio da empresa, auxilia a mensurar os tempos aceitáveis de interrupção, além de estabelecer objetivos de priorização e recuperação em caso de uma crise.

O item 8.2.2 da norma NBR ISO 22301 indica que a empresa “deve implementar e manter um processo de avaliação formal e formalizado para determinar as prioridades de continuidade e de recuperação, com objetivos e metas. Este processo deve incluir a avaliação dos impactos de interrupção que suportam os produtos e serviços da organização.”
A Análise de Impacto de Negócios deve:

  1. Identificar as atividades que suportam o fornecimento de produtos e serviços;
  1. Avaliar os impactos, ao longo do tempo, de não realizar estas atividades;
  1. Fixar prazos de forma priorizada para a retomada destas atividades, em um nível mínimo de execução tolerável, levando em consideração o tempo dentro do qual os impactos desta interrupção tornem-se inaceitáveis;
  1. Identificar dependências e recursos que suportam estas atividades, incluindo fornecedores, terceiros e demais partes interessadas relevantes.

Seguindo as melhores práticas e sendo revisada periodicamente, a BIA é capaz de mapear e identificar o que é essencial para o funcionamento da organização, além de calcular os possíveis impactos e auxilia na definição da infraestrutura para uma contingência operacional.

Destacamos que a Análise de Impactos no Negócio não é um objetivo final e sim um caminho para outras diversas atividades (planos e estratégias), tais como Análise e Avaliação de Riscos, Plano de Contingência Operacional, Plano de Recuperação de Desastres em TI e auxilia na definição da estratégia de Backup e Restore.

Conheça a nossa Consultoria Especializada em Continuidade de Negócios

Auxiliando na definição do RTO e do RPO: a BIA é uma  grande aliada na implantação da Política de Backup e Restore. Leia mais aqui!

“Não podemos recuperar o leite derramado, precisamos olhar para o leite que sobrou no copo”: Confira aqui as melhores lições que podemos aprender com esse cenário atual que estamos vivendo.

Ter um PCN ajuda a garantir o desenvolvimento de respostas difíceis para situações complexas: as organizações devem revisar e ter um Plano de Continuidade de Negócios em vigorVeja mais nesse ótimo artigo escrito por David Gluckman.

Converse agora
1
Precisa de ajuda?
Olá, posso ajudar? Fale agora com um de nossos especialistas.